Nesta terça-feira (19), o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina – Detran/SC, Kennedy Nunes, e a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, estiveram acompanhando in loco a Operação Limpa Pátios em Itajaí. O objetivo da Operação é acabar com os possíveis focos do mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti. Em Itajaí, serão amassados e retirados, ao todo, 1.480 veículos do Pátio Resgate Imediato, localizado no Bairro Cordeiros.
Até o momento já foram destruídos e destinados à reciclagem 9.629 veículos (carros, motos, caminhões, etc.), em pátios de 30 municípios catarinenses. A próxima etapa da Operação está marcada para os municípios de Porto Belo e Ascurra, depois será a vez do Sul do Estado.
Para agilizar a liberação dos veículos com restrições judiciais o Detran/SC também firmou um convênio com o Tribunal de Justiça, tanto para aqueles veículos que vão a leilão, quanto para os que serão destinados a destruição e reciclagem (ferrosos).
“Seguindo a determinação do governador Jorginho Mello estamos realizando a Operação Limpa Pátios em Itajaí, que tem mais do que o dobro do número de carros de Joinville, quase 1.500 veículos. Fiz questão de trazer a secretária Carmen para acompanhar a Operação e a importância de fazermos esse esforço para acabar com os criadouros do mosquito da Dengue. O Detran/SC segue fazendo esse trabalho que precisava ser feito, mas como envolvia muitos órgãos, era um problema que estava esquecido e nós estamos resolvendo. Conseguimos já chegar em quase dez mil veículos amassados e encaminhados para reciclagem, limpando pátios em mais de 29 municípios e contribuindo assim com a luta contra a dengue no Estado”, afirma o presidente Kennedy.
“O presidente Kennedy Nunes está fazendo uma grande Operação no estado de Santa Catarina. Precisamos limpar todos os pátios. Isto uma vez foram veículos, hoje são ferros-velhos, que estão aqui criando Dengue, dificultando a vida de cada um dos nossos agentes em nossas cidades. Quanto mais focos a gente tem com carros nessa situação, mais difícil é combater esses focos. Então, conforme a orientação do nosso governador Jorginho, o Estado precisa fazer a sua parte, cada município a sua parte, e cada cidadão também. Combatendo os focos do mosquito da Dengue, a gente vai reduzir o número de pacientes e reduzir o número de óbitos, porque Dengue mata”, pontua a secretária Carmen Zanotto.
A Operação está sendo realizada em parceria com a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado de Santa Catarina nos 310 pátios espalhados pelo Estado (da PRF, de Prefeituras – públicos e licitados, e de delegacias de polícia). Nos pátios estão veículos com demandas judiciais, apreendidos pela polícia e que aguardam para ir a leilão ou para serem amassados (ferrosos).
Dados da Dengue no Estado – Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE, da Secretaria de Estado da Saúde, até o dia 11 de março deste ano, foram identificados 20.270 focos do mosquito Aedes aegypti em 233 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 159 são considerados infestados pelo mosquito. A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.
No período de 31 de dezembro de 2023 a 11 de março de 2024, ocorreram 81.712 notificações de dengue em Santa Catarina. Desses, 49.920 foram considerados casos prováveis em 236 municípios, um aumento de 387,02% na comparação com o mesmo período do ano 2023. Até o momento foram confirmados 19 óbitos por dengue, sendo 11 na cidade de Joinville, três em Itajaí, um em Araquari, um em Navegantes, um em Indaial, um em Itapiranga e um São Francisco do Sul. Ainda, oito permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde Joinville, Itapoá, Palmitos, Pedras Grandes, São José, Tijucas, Tubarão e Xaxim, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.