cursoexaminCerca de cem profissionais credenciados pelo Detran em todo o Estado participaram, nos dias 20 e 21 de junho, em São José, do curso “Atualização para examinadores de trânsito”. Promovido pelo Detran/SC e ministrado pelo Icetran, o evento vem atender a uma exigência prevista na Resolução 358/10 do Contran, de que a cada cinco anos, os examinadores devem participar de cursos de atualização. Foi também uma oportunidade para conhecer as novidades do setor, discutir questões relevantes e trocar experiências.
   O diretor do Detran, Vanderlei Rosso, falou sobre a profissão e o reconhecimento que ele tem por esses profissionais. “Atualizar os conhecimentos é muito importante para acompanhar a evolução e se tornar um profissional ainda melhor. Ficamos muito satisfeitos com a participação dos examinadores que vieram de todas as regiões de Santa Catarina”, afirmou Rosso.
   Durante as 20 horas aula do encontro, dividido em dois módulos “Fundamentos Básicos da Avaliação” e “Segurança no Trânsito”, foram abordados temas como: a importância e o papel do examinador na sociedade; aspectos psicológicos no processo da avaliação; procedimentos dos exames prático e teórico; e legislação. Ao final, o grupo discutiu a proposta de desenvolver um Manual de Avaliação, para padronizar o processo em todo o Estado.
   Dentre os palestrantes estavam o presidente do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran), José Leles de Souza; a psicóloga Sabrina Valverde; e os profissionais do Detran, especialistas em Trânsito, Dorian Rosa e Décio Demonti.

   O examinador José Paulo da Silva garantiu que vai voltar para Araranguá com muito mais conhecimento para colocar em prática. “Essa foi uma boa oportunidade para discutir as questões de funcionalidade do nosso trabalho, trocar experiências e rever amigos”, concluiu o profissional.