A CNH-e ou CNH Digital é a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), instituída pela Resolução CONTRAN nº 598/2016 e suas alterações. Tem o mesmo valor jurídico da versão impressa do documento de habilitação e pode ser acessada a partir do aplicativo desenvolvido pelo SERPRO, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, para o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

O aplicativo se chama “Carteira Digital de Trânsito” e está disponível nas lojas da “App Store” e “Google Play”, armazenando todas as informações da CNH impressa, inclusive foto e QR Code para validação, garantindo autenticidade ao documento, e não requer conexão com a internet para acesso ao documento já baixado.

Além da CNH, também é possível baixar no mesmo aplicativo a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV (Documento do Veículo).

A versão da CNH-e está disponível em SC desde fevereiro de 2018 e pode ser gerada para quem tiver a versão da CNH impressa emitida a partir de 02 de maio de 2017.

As versões digitais trazem vantagens adicionais que propiciam maior mobilidade, praticidade e comodidade por meio de:

a) fácil compartilhamento das informações (exportação para PDF com assinatura digital (.P7S) no padrão da ICP-Brasil com validade legal conforme MP 2.200-2/2001). Isto evita a impressão e/ou digitalização de documentos, bem como dispensa a autenticação cartorária;

b) pode ter sua autenticidade, confiabilidade e integridade validada facilmente através do aplicativo Vio. Para isso, basta baixar o app Vio e apontar o leitor para o QR Code do seu documento digital.

Tire outras suas dúvidas através do link:

http://www.detran.sc.gov.br/images/cnhdigital/FAQ_aprovado.pdf

 

Requisitos:

a) possuir uma CNH impressa com QR Code no verso;

b) baixar o aplicativo no smartphone;

c) atualizar o cadastro no DETRAN e efetuar o cadastro de usuário no site do DENATRAN.

Etapas do Processo: 

a) condutor que possuir CNH com QR Code e certificado digital (assinatura eletrônica) –> acessar diretamente o site do Denatran e realizar o cadastro;

b) condutor que tem CNH com QR Code sem certificado digital –> acessar diretamente o site do DENATRAN e realizar o procedimento de cadastro (desde que já tenha cadastrado o número de telefone celular e endereço de e-mail). Caso contrário, deverá cadastrar o número de telefone celular e endereço de e-mail no site do DETRAN-SC:

http://consultas.detrannet.sc.gov.br/habilitacao/cnhdigital.asp

c) condutor que não possuir CNH com QR Code –> dirigir-se à Ciretran ou a um CFC e solicitar 2ª via da CNH ou outro serviço que emita documento novamente, informando o número de telefone celular e e-mail. Após a emissão da nova CNH realizar o cadastro no site do DENATRAN.

 

infografico aprovado2