Completado um ano de validade da Permissão para dirigir, o permissionário deverá requerer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para ter direito à CNH, porém, o interessado deverá cumprir um requisito básico e indispensável: nos 12 meses de validade da Permissão, não poderá ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, ou mais de uma infração de natureza média.

(Obs.: Este serviço pode ser iniciado na Ciretran, em CFC de preferência do interessado ou diretamente pelos canais digitais do Detran-SC (https://servicos.detran.sc.gov.br/login)).

 

Documentos necessários:

a) apresentar a Permissão para Dirigir;

b) apresentar comprovante de residência.

Etapas do Processo: 

a) abertura do processo no:

I- órgão de Trânsito ou;

II- centro de Formação de Condutores - CFC;

III- se não houve alteração no endereço do condutor, a solicitação da CNH Definitiva poderá ser realizada pelos canais digitais do Detran-SC (https://servicos.detran.sc.gov.br/login);

b) recolher taxa de emissão da CNH;

c) aguardar o prazo estabelecido pela unidade para a retirada da CNH.

  • Se a solicitação foi realizada pelo portal digital, o sistema avisará o condutor que a CNH está disponível para retirada.

Obs.: A CNH Definitiva é uma cópia da Permissão para Dirigir. A data de validade é aquela atribuída por ocasião do exame médico no processo de primeira habilitação. Foto e assinatura, em regra, permanecerão as mesmas.

Valor da taxa:

https://www.detran.sc.gov.br/informacoes/taxas