sessarua   O programa “Capacitação de Professor Multiplicador em Educação para o Trânsito-Se Essa Rua Fosse Minha”, desenvolvido desde 2006 pelo Detran de Santa Catarina, acaba de receber a terceira colocação, na categoria Educação no Trânsito-Projetos e Programas, no IX Prêmio Denatran de Educação no Trânsito. A entrega do  prêmio, em nível nacional, será no dia 17 de dezembro, às 9 horas, no Hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília.

   Mais  de  350  mil  alunos  já  foram  alcançados pelo programa, cujo objetivo, segundo a coordenadora de Campanhas Educativas do Detran/SC, Rosângela Bitencourt, é capacitar professores “para atuarem como multiplicadores em suas unidades escolares, visando a desenvolver ações no âmbito de suas comunidades, buscando a diminuição de acidentes e, principalmente, proporcionando à população de sua região um plano de atividades, com ações de planejamento e execução, de forma sistemática e contínua, na área de educação para o trânsito”.
   Com material que procura envolver os estudantes e seus pais – as cartilhas e complementos “Se Essa Rua Fosse Minha”, da Editora Fama – o programa propõe que o trabalho com o tema trânsito em sala de aula receba o mesmo tratamento dispensado aos demais temas transversais propostos pelo MEC. “A proposta é incutir na comunidade escolar a necessidade de um trabalho contínuo e sistemático com o trânsito, pois de nada adiantará programas eventos e realizar atividades em datas pontuais, como a Semana Nacional de Trânsito. É necessário que o tema entre nas áreas curriculares sempre que for possível, tornando-se elemento constante de análises reflexões e debates”, destaca Rosângela.
   De 2006 até hoje, 1.727 professores participaram dos cursos promovidos pelo Detran, envolvendo um total de 945 escolas em todo o Estado. Ao todo, 351.850 alunos beneficiaram-se com os ensinamentos do programa.
   Além do prêmio dedicado ao Detran, o Estado viu brilhar outra estrela catarinense no IX Prêmio Denatran de Educação no Trânsito: a estudante Cristiele Noronha, de Barra Velha (litoral Norte), foi a primeira colocada no quesito POESIA para alunos da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, com "Caminhão de Sonhos" ("Sonhei que era um caminhão/Que transportava educação/Sempre estacionava direito/E nunca entrava em contramão...")