O tema da Semana Nacional de Trânsito de 2009, que se estende de 18 a 25 de setembro, é a Educação - educação no sentido de cidadania, de respeito, de tolerância.
   "Atualmente, as mortes no trânsito não acontecem somente em função dos acidentes. Muitas pessoas já foram vítimas fatais em decorrência de brigas e discussões. Estas mortes não são computadas nos levantamentos estatísticos realizados pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mas têm acontecido com frequência.
   "Não bastassem a imprudência, a imperícia e a negligência humanas, principais fatores responsáveis pela ocorrência de, aproximadamente, 35 mil mortes anuais por acidentes de trânsito, há também o que se pode denominar de crise ética em nossa sociedade. Crise esta manifestada em cenas de agressão e de violência no trânsito, estampadas diariamente nas manchetes dos jornais em todo o país", diz o texto do Denatran alusivo ao evento.
   Por isso, o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2009 tem o sentido de promover, junto à população em geral, iniciativas focadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade e amizade, valores presentes nas atitudes educadas e tão importantes ao trânsito seguro e harmônico. O Detran de Santa Catarina participa da semana com sua própria camiseta, cuja ilustração (abaixo) remete os valores acima descritos a uma situação de trânsito .

   Clique aqui para ter acesso à programação da Semana Nacional de Trânsito.

2009a