IMG 4461

Os moradores de Florianópolis, especialmente da Ilha, ganharam mais autonomia e comodidade para utilizar os serviços do Detran/SC, com a inauguração, na manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, da nova unidade da Ciretran da Capital, no Shopping Iguatemi. O local tem um sistema 100% digital de agendamentos para atendimento, que podem ser feitos pelo Portal Digital no site do órgão do trânsito, no terminal de autoatendimento ou pelo aplicativo Detran Digital SC, também lançado nesta terça-feira. O projeto inovador, que deve ser levado para outras cidades do Estado em breve, garante mais facilidade, agilidade, modernidade e segurança, sem filas de espera.

IMG 4495

Durante a cerimônia de inauguração, o Governador do Estado, Carlos Moises da Silva ressaltou o anseio de que o governo esteja mais próximo da população e parabenizou a iniciativa do Detran/SC, com a modernização e a digitalização dos serviços oferecidos ao cidadão catarinense. Segundo ele, parcerias público-privadas bem-sucedidas, como a do Detran com o shopping, serão frequentes a partir de agora. "Esse é um exemplo de que o modelo pode funcionar. Essa parceria faz com que a roda gire, e terá um impacto grande para a mobilidade urbana da Capital, já que vai evitar muitos deslocamentos", afirmou.

 O espaço, localizado no piso G1, conta com 130 metros quadrados, onde estão instalados 16 guichês de atendimento, abertos de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, somente com agendamento e com todos os serviços oferecidos pelo Detran, inicialmente apenas para pessoas físicas.

A previsão é de que passem pelo local cerca de 900 pessoas por dia, o que representa quase metade do fluxo da Ciretran da Capital, no bairro Estreito. Além da comodidade, agilidade, do ambiente agradável e da acessibilidade, os usuários contarão com 50% de desconto no estacionamento.

Sandra Mara Pereira, diretora do Detran/SC, frisou em seu discurso o compromisso do órgão em garantir melhorias no atendimento à população e economia ao Estado. Ela explicou que a escolha do local foi estratégica, definida para melhor atender a população da Ilha, onde estão 78% dos usuários em potencial do órgão de trânsito da Capital.

A diretora agradeceu a parceria do Shopping, que custeou todas as despesas das novas instalações incluindo estrutura, mobiliário e adequações e ressaltou que a economia vai além disso, pois o Detran não terá gastos com aluguel, água, luz, limpeza ou infraestrutura. “A parceria público privada é a aposta do Detran para 2020. Ainda no primeiro semestre, estão previstas a abertura de unidades em outras regiões do Estado, como Joinville e Palhoça, seguindo o mesmo padrão, de acordo com a demanda de cada local”, concluiu.

A inauguração também teve a presença do diretor-presidente do Shopping Iguatemi, Paulo Cézar Maciel da Silva, autoridades do Governo de Santa Catarina, profissionais do Detran/SC, Ciasc e de usuários dos serviços do Detran. 

“Sou moradora da região, gostei muito dessa novidade. Entrei no Portal e fiz meu agendamento sem nenhuma dificuldade. O sistema é simples, moderno e interativo. O ambiente aqui é muito agradável. Estão de parabéns”, disse a servidora pública Márcia Cristina Tarquinio, a primeira a ser atendida na Ciretran Iguatemi.

IMG 4395 IMG 4431

APP DETRAN DIGITAL

O aplicativo “Detran Digital SC”, também lançado hoje, é mais uma opção para a população utilizar os serviços já disponíveis através do Portal Digital, com mais agilidade e rapidez.

O app é leve, utiliza apenas 3,6 megas, exige pouco do armazenamento e pode ser instalado até nos smartphones com pouca memória.

Através da ferramenta, desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), é possível iniciar processos para segunda via e renovação da CNH; CNH definitiva; e Permissão Internacional para Dirigir (PID) e somente ir até a Ciretran retirar o documento, ou então fazer, 100 % digital, as certidões de Registro de CNH; de Propriedade; de Baixa; e Certidão para Seguro.

Por enquanto, a novidade é exclusiva para o Android, mas a equipe trabalha para disponibilizar também para iOS, bem como para desenvolver novas atualizações para facilitar ainda mais a vida dos motoristas que optarem por usar a plataforma na versão Mobile.