DETRAN EM 1 ANO

 

O Detran de Santa Catarina encerra um ano de desafios e muitas conquistas com sua nova gestão, com evolução, autonomia, modernização, economia e digitalização dos principais serviços oferecidos ao cidadão. Anseios antigos, que aos poucos se tornaram realidade.

O órgão ocupou destaque nacional algumas vezes. Foi escolhido para desenvolver projeto piloto no país, o Renave; esteve entre os únicos quatro Estados a aderir à tecnologia e disponibilizar a CNH Digital antes da física; e foi um dos cinco a ter a validação facial nos processos de habilitação. Nessa evolução, o Detran/SC deixou a SSP e passou a ser um órgão independente, ligado diretamente ao Gabinete da Chefia do Executivo, através da Lei Complementar nº 741, de 12 de junho de 2019. Para 2020, a equipe tem muitas metas a serem realizadas, com o aprimoramento dos serviços. O ano já vai começar com inovações.

Conseguimos cumprir parte da missão de reestruturar e modernizar o Detran, com o apoio de uma equipe técnica dedicada e comprometida, com parcerias de instituições importantes no cenário nacional e estadual, como Denatran, Polícias Civil e Militar, OAB e Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. (Ciasc), além da aproximação com os nossos credenciados. Para 2020 queremos muito mais. Vamos ser referência e dispor de serviços com excelência para a população, além de promover ações para a melhoria do trânsito catarinense”, ressaltou a diretora, Sandra Mara Pereira.

 

TECNOLOGIA

Portal Digital

A digitalização dos serviços foi uma das principais promessas efetivadas neste ano. Através do Portal Digital do Detran, lançado em março pelo Governador, o cidadão pode abrir o processo de habilitação ou veículos pelo site, e somente ir até a Ciretran/Citran retirar o documento. Já as certidões são feitas 100% on line. O Portal tem hoje 124 mil pessoas cadastradas.

Com essa facilidade, até o dia 17 de dezembro foram feitos 40.728 serviços, sendo:

ü Segunda via da CNH – 6.108

ü CNH definitiva – 11 mil

ü Renovação de CNH – 20.352

ü Permissão Internacional para Dirigir (PID) – 3.268

Já as Certidões, disponibilizadas dia 12 de junho, foram mais de 12 mil

ü Certidão de Registro de CNH - 709

ü Certidão de Propriedade – 11.328

ü Certidão para Seguro - 264

ü Certidão de Baixa - 185

 

CRLV Digital

Santa Catarina foi o primeiro estado das regiões Sul e Sudeste a disponibilizar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). 120,5 mil documentos digitais em SC.

CNH Digital

A CNH Digital, embora tenha sido disponibilizada em 2018, este ano teve uma grande adesão com a intensificação das divulgações. Em 2019, foram 209,3 mil novos documentos eletrônicos, sendo pouco mais de 60 mil no ano passado.

Envio de e-mails

Os usuários com cadastro atualizado no Portal Digital recebem informativos e lembretes.  Este ano foram enviados MAIS DE 890 MIL e-mails, dentre:

ü Habilitação a vencer – 78.879

ü Penalidades a vencer – 458.567

ü Notificação de autuação recente – 355.793

ü Vencimento dos débitos do veículo (IPVA, licenciamento e seguro obrigatório) -

1.752

Leilão

Acompanhando a evolução tecnológica do Governo do Estado, os leilões de veículos (conservados, de sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível), realizados pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, passaram a ser feitos, a partir de 2019, exclusivamente na modalidade eletrônica online, tipo maior lance, obtendo grande êxito, com o aumento da arrecadação e do número de participantes. Em 2018, foram vendidos 21.295 veículos, com uma arrecadação de R$ 25,3 milhões. Já este ano, foram 20.952 itens, totalizando R$ 29,1 milhões.

 

ECONOMIA - GOVERNO SEM PAPEL

O Detran instituiu a política do Governo sem Papel e conseguiu mais agilidade e maior economia, além de preservar o meio ambiente.

Uma das ações foi a conclusão do processo de digitalização das provas teóricas de habilitação por todo o Estado. Além de maior segurança e celeridade no processo, há uma economia com papeis e impressões. Cada avaliação tinha 23 páginas, considerando que são feitas uma média de 180 mil por ano, somente em papel das provas, será uma economia de mais de QUATRO MILHÕES de folhas.

 

SEGURANÇA

Implantação do sistema biométrico de identificação de instrutores e candidatos durante a realização das aulas práticas, de todas as categorias, nos cursos ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs);

Viabilização do sistema de validação dos hodômetros nos laudos emitidos pelas Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs) em todo o Estado. O sistema compara o histórico de vistorias e acusa possíveis irregularidades e divergências quanto ao número de quilômetros rodados.

 

INOVAÇÃO

- Nova identidade visual do órgão

- Maior divulgação das ações do Detran na mídia e nas redes sociais

- Ampliação do horário de atendimento ao público

- Abertura para novos credenciados

- Padronização de procedimentos

- Revisão e reestruturação de contratos e convênios

 

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO COM A RETROSPECTIVA DETRAN 2019!