cnh

Santa Catarina é um dos quatro Estados do país a oferecer mais uma comodidade tecnológica aos condutores. A partir de agora, o Detran/SC vai disponibilizar a versão digital da CNH antes da impressa. A chamada inversão na emissão é uma opção disponível para quem abrir um processo de CNH definitiva e renovação tanto presencial, quanto pelo Portal do Detran/SC, além da adição de categoria, feita diretamente na Ciretran. Para utilizar essa inovação é preciso estar com todos os dados atualizados junto ao órgão de trânsito, o que pode ser feito através do Portal Digital do Detran/SC e fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Governo Federal.

Assim, a partir do dia 19 de novembro, ao abrir um processo de CNH, o usuário terá duas opções: CNH IMPRESSA ou CNH IMPRESSA + CNH DIGITAL.

Quem optar pela CNH IMPRESSA + CNH DIGITAL deve ter as informações do telefone celular e e-mail válidos cadastrados no sistema. Caso não estejam, uma mensagem será mostrada ao usuário ou operador, solicitando a atualização. Para isso, basta acessar a aba Meus Dados, dentro do Portal Digital do Detran/SC.

CDTEssa atualização é obrigatória, pois é através do e-mail que o condutor receberá o número de registro da habilitação e o número de segurança, que serão utilizados para validar a CNH Digital no aplicativo CDT. Tudo isso, antes mesmo de retirar o documento físico, que continua sendo indispensável.

“Nosso objetivo é modernizar os serviços do Detran/SC. Com a parceria do Governo Federal conseguimos disponibilizar cada vez mais melhorias ao cidadão catarinense. Aproveitem esses recursos tecnológicos”, ressaltou a diretora do Detran/SC, Sandra Mara Pereira.

O coordenador geral do Denatran, Eduardo Sanches frisou a importância de somar esforços com Estados como Santa Catarina, para efetivar cada vez mais a transformação digital no país, reduzir custos, desburocratizar e entregar serviços de qualidade. E revelou que esse foi o primeiro passo para o fim da obrigatoriedade da CNH física, cujo projeto está em fase de elaboração para ser implantado em 2020 através de uma resolução do Contran.

Além de SC, Pernambuco, Espírito Santo e Ceará implementaram esse sistema. A previsão do Denatran é de que ainda este ano, todos os Estados ofereçam esse serviço.

 

CNH DIGITAL

A versão digital da CNH está disponível em SC desde fevereiro de 2018. A CNH-e só pode ser gerada para quem tem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code na parte interna. O código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de 02 de maio de 2017.

Em Santa Catarina, foram emitidas até hoje 2.212.203 CNHs com QR Code, sendo que apenas 247.053 estão na versão digital.

CDT

A nova versão da CDT, lançada nesta segunda-feira, 18, pelo Ministério da Infraestrutura, possibilitará a adesão de um maior número de pessoas à CNH Digital. Hoje, existem três milhões de CNH-e válidas em todo o Brasil, e outras 40 milhões com potencial para a versão eletrônica, ou seja, que possuem o documento impresso com o QR Code.