folder

Imbituba será o cenário da Segunda Meia Maratona “Troféu Gabriel Garcia” Pela Paz no Trânsito, que acontece no próximo domingo (15) em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. O evento realizado pela Superintendência de Trânsito do município visa, além de incentivar a prática do esporte, promover o convívio saudável no trânsito, priorizando o pedestre.

“Pretendemos criar um trânsito compartilhado, para isso temos que além de melhorar as condições das vias, conscientizar as pessoas que deve haver uma harmonia entre o condutor do automóvel e o pedestre combatendo a cultura da velocidade. Temos que priorizar a vida”, ressaltou Antônio Roz de Souza, Superintendente de Trânsito de Imbituba.

A corrida acontece a partir das 7 horas, com saída da Praça Henrique Lage. O percurso será de 5, 10 e 21 quilômetros. Um trajeto especial foi programado para as crianças, com 0,5 e 1,5 quilômetro.

 

GABRIEL GARCIA

Aos 73 anos, o atleta, da Capital Nacional da Baleia Franca, será homenageado pela segunda vez em sua cidade natal.

No currículo estão mais de 900 provas e muitos títulos, incluindo o recorde na Maratona de Porto Alegre em sua faixa etária com o tempo de 2h50min, marca que até hoje não foi superada; premiações na São Silvestre, Volta da Pampulha, Maratona de Buenos Aires e Meia Maratona do Rio de Janeiro, além de conquistar o Campeonato Mundial de Atletismo Master e três vezes a maratona do World Masters Athletics.

Gabriel Garcia começou a correr aos 37 anos, quando serviu o Exército no Rio de Janeiro. Após alguns anos parado, retomou o esporte em sua cidade natal. Corria diariamente 10 km do trabalho para casa e, assim, foi adquirindo experiência e ganhando desempenho. Em 1983, encarou a sua primeira maratona e não parou mais.

Atualmente, além de correr, ele se dedica a repassar seus conhecimentos e experiências a crianças e adolescentes em um projeto de atletismo no município.

O maratonista imbitubense ainda encontra tempo para desenvolver um outro hobby: escrever. Como compositor, é autor dos hinos de Imbituba e Xanxerê, dentre outros trabalhos.