IMG 0681

Exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro para a habilitação de condutores de veículos terrestres, a avaliação psicológica ainda gera algumas dúvidas. Diante dessa realidade, e com o objetivo de esclarecer a população e os profissionais sobre a importância desse processo, o Detran/SC firmou parceria com o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP). Em reunião na tarde desta quinta-feira, 25, os profissionais do Conselho apresentaram o material didático que será disponibilizado aos credenciados e aos usuários do Detran.

No folder estão explicações simples e objetivas sobre o procedimento, a conduta do profissional, os itens que são avaliados, além de outras orientações. A avaliação psicológica para obtenção da CNH é um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da subjetividade de uma pessoa na sua relação com a sociedade. Nesse processo verifica-se se o candidato possui as habilidades necessárias exigidas a todos os motoristas como a capacidade de compreender sinais, interpretá-los e tomar decisões de forma rápida e segura. A ideia é que todas as Ciretrans e Delegacias Regionais do Estado recebam o material.

“É uma ótima iniciativa! Através desse processo de conscientização podemos qualificar o trabalho dos profissionais e orientar a população da importância e da necessidade de se submeter ao exame. Assim garantimos a entrega de serviços eficientes e de qualidade”, disse a diretora do Detran, Sandra Mara Pereira.

A presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP, Elisa Rita de Andrade ressaltou a preocupação da categoria sobre o tema, a fim de promover a saúde pública e contribuir para a segurança e o bem estar da sociedade. “Trabalhamos com a mobilidade humana, para além da mobilidade urbana”, concluiu.

AVALIACAO PSICOLOGICA 01 Folder