IMG 20190530 WA0005

O Detran/SC está cada vez mais próximo da digitalização total nas provas teóricas em Santa Catarina. Essa foi a vez de Araranguá receber a tecnologia. A implantação do sistema eletrônico aconteceu nesta quarta-feira, 29, com representantes do Detran, da Ciretran do município e de 22 CFCs atendidos na região. Hoje, são feitas 150 avaliações por semana, com o sistema, instalado em dez terminais, será possível dobrar esse número, se houver demanda.

A migração das provas “em papel” para o meio digital traz muitas vantagens, dentre elas a economia com papel e impressão das provas, em que cada uma tinha 23 páginas; mais celeridade ao processo - com o resultado divulgado em poucos minutos, bem como a diminuição das possibilidades de fraude durante o exame, em que os candidatos passam pela identificação biométrica e são monitorados através de câmeras. Outro benefício é que o banco de dados com o conteúdo das questões é constantemente atualizado.

“É uma grande melhoria para todos. Vamos ganhar tempo com o processo todo automático. Antes a gente tinha que lançar as notas manualmente e as provas eram feitas em 1h30, hoje pode ser realizada em 1 hora e o próprio sistema registra a nota”, frisou a supervisora de CNH da Ciretran de Araranguá, Andréa Mota.