CKPK0311

O Detran/SC está próximo de oferecer cobertura 100% digital nas provas teóricas em Santa Catarina. Na última terça-feira, 30 de abril, o sistema de prova eletrônica foi implantado em Concórdia. Outros três municípios - Araranguá, Caçador e Campos Novos estão se adequando, para que disponibilizem o sistema em breve. A expectativa é de que até o fim de 2019 todo o Estado esteja informatizado.

Em Concórdia, eram aplicados uma média de 60 testes escritos, uma vez por semana. Com a implantação da prova eletrônica, elas passam a ser feitas diariamente, com uma turma de seis pessoas a cada hora, o que pode dobrar o número de candidatos atendidos, de acordo com a demanda.

A migração das provas “em papel” para o meio digital iniciou em Florianópolis, em março de 2016 e gradativamente foi implantada pelas Ciretrans. Além da economia com papel e impressão das provas, em que cada uma tinha 23 páginas, o uso da tecnologia permite dar mais celeridade ao processo - com o resultado divulgado em poucos minutos e diminuir as possibilidades de fraude durante o exame, em que os candidatos passam pela identificação biométrica e são monitorados através de câmeras. Outra vantagem é que o banco de dados com o conteúdo das questões é constantemente atualizado.