100 DIAS DETRAN 01

Os primeiros 100 dias dessa nova gestão do Governo Estadual e da nova direção do Detran/SC, foram marcados por muito trabalho, dedicação, busca de parcerias, a implantação de tecnologia e diversas melhorias, que já começaram a mudar o conceito do órgão de trânsito catarinense.

Sandra Mara Pereira, a primeira mulher a ocupar o cargo desde a criação do Detran em 1966, nesses pouco mais de três meses, juntamente com sua nova equipe técnica, tem trabalhado com o apoio do Governador, para modernizar, reestruturar, desburocratizar e digitalizar os serviços a fim de disponibilizar um atendimento de qualidade aos usuários.

A primeira medida dessa gestão foi conhecer profundamente as demandas, as deficiências e os anseios da população e buscar meios de solucionar os problemas e implantar medidas que garantissem mais agilidade no atendimento, menor número de pessoas presenciais nos órgãos de trânsito de todo o Estado; e mais comodidade.

Para isso buscou parcerias, em inúmeras reuniões, dentre elas com o Conselho Superior de Segurança Pública, o CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A.) e o Governador Carlos Moisés.

Nesse período, diante de um novo e moderno modelo de gestão, o Detran passou por uma reestruturação, os profissionais foram realocados de acordo com a formação e aptidão; na parte administrativa interna aderiu-se ao programa de governo sem papel, o que gera redução nos custos, além de facilidades na vida de quem precisa do Detran; ainda foram publicadas portarias com padronização de procedimentos em todo o Estado, descentralização de vistorias nos credenciados, melhorias no site do órgão e intensificação do uso das mídias sociais (facebook e twitter).

As mudanças não param por aí, a parte tecnológica foi bastante explorada, com a implantação de serviços inovadores como o envio de avisos por e-mail; CRLV Digital e o Portal Digital.

“Alcançamos esses resultados em tempo recorde, devido ao comprometimento da equipe, do corpo técnico e do apoio do Governador, que é imprescindível para que possamos desenvolver os trabalhos com tranquilidade, liberdade e autonomia. Nosso trabalho está apenas começando. Queremos transformar o Detran numa referência, 100% Digital”, ressaltou a diretora.

AGILIDADE

-Envio de e-mail com avisos

 Desde o dia 23 de janeiro, os usuários do Detran podem se cadastrar para receber avisos por e-mail sobre o vencimento da CNH e das penalidades, bem como notificação de autuação recente.

Desde a implantação do sistema até hoje, foram 206.648 envios, sendo 115.063 referentes a penalidades a vencer; 75.324 notificações de autuação; e 16.261 habilitações a vencer. Até o momento foram cadastrados 710.047 e-mails. Somente em março foram enviados 91.928 mil e-mail e em fevereiro, 78.750. Para se cadastrar, basta acessar o site do Detran, item Comunicado 1.

 

- Ampliação do horário de atendimento ao público

 Desde o dia 11 de fevereiro, a sede do órgão de trânsito em Florianópolis aumentou seu horário de atendimento ao público, inclusive os serviços bancários, passando a atender das 8h30 Às 17 horas. A medida se fez necessária diante do aumento da demanda e da solicitação da população, o que garante mais agilidade e menos tempo de espera dos usuários.

INOVAÇÃO

 - Leilão online

 Acompanhando a evolução tecnológica do Governo do Estado, os leilões de veículos (conservados, de sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível), realizados pela Comissão Estadual de Leilão, passaram a ser feitos, desde sua primeira edição deste ano, em 11 de março, exclusivamente na modalidade eletrônica online, tipo maior lance.

Nas quatro edições realizadas este ano, foram vendidos 3.894, de 42 municípios, com arrecadação total de R$ 6.069.015,00. A última edição, realizada nesta segunda-feira, 8, conquistou um recorde histórico em arrecadação. Foram disponibilizados 1.598 veículos, totalizando R$ 2,1 milhões.

“O leilão online permite a participação de um maior número de interessados. Diferentemente dos leilões presenciais restritos a uma cidade, a modalidade virtual garante facilidades e economia aos nossos compradores, que não têm mais custos de deslocamento e hospedagem. Além disso, tivemos melhorias na gestão administrativa do leilão, com o controle de cadastro (apresentação de documentação) e acesso com senha, bem como o registro de todos os lances ofertados por IP, o que garante mais segurança e transparência ao processo”, explica o presidente da Comissão, Djalma Cunha Júnior.

- CRLV Digital

Santa Catarina foi o primeiro estado das regiões Sul e Sudeste a disponibilizar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

A versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico.

Para aderir ao serviço e desfrutar da comodidade de não ter que portar o documento físico, o proprietário deve fazer o download gratuito do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Desde o lançamento do CRLV Digital, dia 21 de março, foram gerados 8.092 documentos eletrônicos no Estado.

- Nova identidade visual do órgão

 De 25 a 27 de março a população pode votar e participar da escolha da nova logomarca do Detran/SC. Foram 1.372 votos, o que garantiu a vitória da opção C, com 73% de adesão, sendo que 1001 pessoas optaram pela vencedora. A figura traz uma proposta inovadora e moderna, com referência às cores da bandeira de Santa Catarina e começa a ser implantada gradativamente por todo o Estado.

- Portal Detran Digital

 A mais recente e inovadora ferramenta disponibilizada pelo Detran é o Portal Digital, que vem garantir agilidade e redução de 50% no número de visitas dos usuários aos órgãos de trânsito de todo o Estado.

Lançado dia 4 de abril, inicialmente foram disponibilizados três serviços que representam grande demanda nas Ciretrans: segunda via da CNH; CNH definitiva e PID (Permissão Internacional para Dirigir). Juntos, esses serviços representaram 280 mil atendimentos nas Ciretrans em 2018, sendo - segunda via de CNH: 27.424; CNH Definitiva: 104.198; e PID: 10.162.

O portal eletrônico é simples, intuitivo e dispõe de sistema de acessibilidade para deficientes visuais. Para acessar, basta clicar no ícone DETRAN DIGITAL, no site do Detran.

Desde o lançamento, foram cadastradas 4.157 pessoas, sendo abertos 100 processos de segunda via de CNH; 89, de CNH definitiva; e 154, de PID. Novas funcionalidades serão implantadas gradativamente no Portal.

Saiba mais das ações do Governo nesses 100 dias em www.100dias.sc.gov.br

100 DIAS DETRAN MONTAGEM FOTOS