IMG 8761

Simples, intuitivo e acessível, assim é o Portal Digital do Detran lançado nesta quinta-feira, 4,  pelo governador Carlos Moisés. O Portal de Serviços Online vai garantir agilidade no atendimento e redução de 50% no número de visitas dos usuários ao órgão de trânsito. Inicialmente serão disponibilizados três serviços que representam grande demanda nas Ciretrans de todo o Estado: segunda via da CNH; CNH definitiva e PID (Permissão Internacional para Dirigir).

imagem portalO portal eletrônico, desenvolvido pelo Detran em parceria com o CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A.), dispõe de sistema de acessibilidade para deficientes visuais e suas funcionalidades são autoexplicativas.

Para acessar os serviços basta clicar no ícone DETRAN DIGITAL, no site do Detran, fazer um cadastro e o login, escolher a solicitação desejada e confirmar o pedido. O sistema registrará automaticamente a solicitação, informará o valor e emitirá a guia de pagamento. Após a quitação da taxa, o interessado deve acompanhar a situação de sua solicitação pelo próprio portal, que informará a data para retirada do documento. No dia determinado, é só ir até a Ciretran de seu município.

Apenas com o oferecimento destes três serviços estima-se reduzir pela metade o número de atendimentos presenciais em todo o Estado. Juntos, esses serviços representaram 280.000 atendimentos nas Ciretrans em 2018, sendo - segunda via de CNH: 27.424; CNH Definitiva: 104.198; e PID: 10.162.

Durante o lançamento, o governador parabenizou o empenho de toda a equipe envolvida no projeto; falou do rápido avanço rumo à digitalização e do compromisso com o cidadão. “Podemos avançar muito mais. Esse é o momento de unir forças para alcançar nossos objetivos. Queremos chegar no momento em que não seja mais necessária a emissão do documento físico, vamos buscar alternativas para viabilizar essa ideia junto ao Governo Federal”, garantiu Moisés.

A diretora do Detran, Sandra Mara Pereira, frisou o objetivo de oferecer facilidades e mais comodidade para os usuários do órgão, integrando os serviços à tecnologia. “Nesse primeiro momento elencamos três dos serviços de maior demanda, mas não vamos paramos por aí. Nossa equipe está fazendo um levantamento das próximas funcionalidades a serem desenvolvidas e disponibilizadas no portal, sempre pensando em digitalizar serviços essenciais e facilitar a vida do cidadão catarinense”, ressaltou.

 

IMG 8765

IMG 8757