IMG 8708

Representantes dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans) de todo o país estão reunidos no X Encontro Nacional, que acontece entre os dias 3 e 5 de abril, em Gaspar, promovido pelo Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran). O objetivo é debater questões relacionadas ao trânsito como segurança, educação e tecnologia, além de buscar uma integração entre os conselhos.

IMG 8710

A diretora do Detran, Sandra Mara Pereira, representou o governador, Carlos Moisés, na abertura do evento. Na ocasião ela falou da importância dessa discussão para a melhoria das questões relacionadas ao trânsito no país; do apoio que o governador manifesta ao tema, e da liberdade e autonomia que o Detran tem para gerir suas demandas; apresentou o Detran, os números, a estrutura, as metas dessa nova gestão, e colocou o órgão de trânsito à disposição.

Durante o encontro, os profissionais participaram de debates, palestras e discussões com temas variados, dentre eles: gestão de trânsito no Brasil; regulamentação do transporte por aplicativo; regulamentação do processo de formação de condutores; novas tecnologias para o trânsito; contribuição da medicina de tráfego para a redução dos acidentes de trânsito no país; educação; soluções em mobilidade; encerrando com a elaboração de uma Carta de Santa Catarina.

A supervisora de CNH da Ciretran da Capital, Viviane Molino, representou o Detran na mesa redonda “Formação de condutores na visão da sociedade”, nesta quarta-feira, 3. Sobre o tema, os participantes frisaram a necessidade de se investir em melhorias para a formação com qualidade, buscando alternativas para otimizar a forma de avaliação, além de sugerir a inclusão da formação à distância. “O aprendizado deve representar a mudança de atitude e de comportamento. Mais educação, por menos acidentes”, disse Viviane em seu discurso.

O presidente do Cetran de Santa Catarina, Luiz Antônio de Souza, explicou que o propósito é a integração dos Cetrans para reivindicarem melhorias junto ao Governo Federal, além do reconhecimento institucional destes órgãos. “Através desses encontros unimos os interesses e afinamos os discursos. Uma sintonia importante para a missão de preservar vidas. Se não há organização, não há conquistas”, frisou Luiz Antônio.

“Esse encontro é importantíssimo, nós somos o órgão maior de trânsito em cada estado. Precisamos nos fortalecer, trocar experiências e nos integrarmos para que possamos conquistar melhorias”, ressaltou Regina Maria Duarte, presidente do Cetran de Mato Grosso do Sul.

A próxima edição do encontro está prevista para os dias 2,3 e 4 de julho, em Campina Grande, na Paraíba.

IMG 8736