downloadFlorianópolis – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa aos usuários, que os cartórios, estão fazendo a comunicação de venda do veículo, diretamente nos tabelionatos de notas, oferecendo mais agilidade ao cidadão. O usuário terá autonomia e disponibilidade em mais de 300 cartórios no Estado, em que ocasiões posteriores, a pessoa tinha dificuldades de deslocamento para outra cidade, onde há pouco mais de 80 pontos de atendimento.

Para o diretor do Detran, Francisco Wolinger Neto, mais que a garantia jurídica e agilidade na documentação, o trabalho dos cartórios ajuda a isentar o vendedor do veículo de ser responsabilizado por multas de trânsito, pontos na CNH, IPVA em atraso e até mesmo acidentes de trânsito e outros atos que venham a ser cometidos pelo novo proprietário. “Outra facilidade do sistema é a consulta em tempo real da certidão, pelo Detran e outros órgãos de segurança do governo”, explica.

Segundo o diretor, o usuário ao assinar o recibo de compra e venda no cartório, aproveita para solicitar a comunicação de venda trazendo todas as garantias jurídicas do negócio.

                                               PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

- O vendedor fica livre de multas lançadas após a comunicação

- O vendedor fica livre de processos, referentes a acidentes de trânsito com ou sem vítimas, que ocorrerem após a comunicação

- O comprador pode emitir o novo documento diretamente no despachante, sem a necessidade de ir ao Detran