veraneio
Florianópolis –
O Governo de SC realizou na manhã desta quarta-feira, 21, o pré-lançamento da Operação Veraneio 2018/19, com a presença do governador, Eduardo Pinho Moreira, vice governadora eleita, Daniela Reinehr, secretário de Segurança Pública, Alceu Pinto Júnior, diretor do Detran, Francisco Wollinger Neto e demais dirigentes da Casan, Celesc, secretaria da Saúde, PRF, PM, PC, Corpo de Bombeiros, Marinha e demais órgãos envolvidos na operação.

O Detran contará com equipes de educação e fiscalização, juntamente com as Polícias Rodoviária Federal e Militar em áreas de fronteiras com Santa Catarina, além do litoral, onde milhares de turistas procuram nosso estado neste período. Será distribuído material educativo e orientação aos motoristas e usuários sobre as regras de trânsito focado na campanha “Balada pela Vida”, relativa à alcoolemia. Estratégias e ações também foram apresentadas para garantir o bom atendimento, assim como a segurança dos catarinenses e visitantes.

Como há uma expectativa de chegada de 1,5 milhão argentinos, neste período, policiais e bombeiros daquele país trabalharão integrados com as forças de segurança de SC. A participação deles foi viabilizada através de convênio de cooperação na área de Segurança Pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones (AR).

Para os 81 dias de operações, as equipes terão apoio tecnológico, através de  um sistema de inteligência analítica, adotado pela Secretaria de Segurança Pública. A plataforma tecnológica permitirá acompanhamento em tempo real das ações de segurança em andamento. As autoridades de segurança e o governador terão acesso online ao sistema de informações para acompanhamento permanente via tablete e smartfone.

Na ocasião, também foi lançado e assinado o contrato de parceria e viabilidade para o Programa Internacional de Certificação Ambienta Bandeira Azul em Santa Catarina - aumentando assim substancialmente, de seis para 20 praias certificadas.

Entre os municípios que serão atendidos na OP, 29 são balneários e 32 com características turísticas como estâncias hidrominerais, e áreas de fronteira.