42399311 a993 4e89 9fef a9f11971099f

Após ser implantado nas aulas práticas de direção veicular das categorias B, C, D e E, chegou a vez do sistema iBIO ser adotado também na categoria A. O processo compreende a identificação biométrica dos instrutores e candidatos durante a realização das aulas, nos cursos ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC), com o objetivo principal de certificar o cumprimento da carga horária exigida pela legislação e evitar possíveis tentativas de fraudes. O sistema será obrigatório a partir de hoje (15 de julho) em Florianópolis e, 14 de agosto nos demais municípios do Estado.

No sistema iBio-Aula Prática categoria A, instalado no smartphone, há o controle digital de todas as aulas, através da confirmação dos dados do aluno; captura de fotografias do odômetro; digitação das quilometragens do veículo no início e no final da aula; coleta da biometria do instrutor e do candidato no início, nos processos de fiscalização e no final da aula; além da atribuição de conceito ao desempenho demonstrado pelo candidato durante a aula ou bloco de aulas.

O diferencial dessa categoria, e que é contemplado pelo aplicativo, é a possibilidade do CFC utilizar-se de um instrutor de trânsito para a instrução de dois candidatos simultaneamente, devendo ser utilizado um veículo para cada candidato.

Todos os requisitos constantes na Portaria 178/DETRAN/ASJUR/2019 (acesse aqui) devem ser preenchidos para que o crédito da aula ou bloco de aulas seja validado. O certificado será gerado eletronicamente pelo sistema DetranNet.