detran placa mercosul FASE

O Detran/SC inicia na próxima terça-feira, 27 de agosto, a implantação da 1ª fase da Placa de Identificação Veicular (PIV) em Santa Catarina, conforme previsto na Portaria 3679/19/DENATRAN, que trata da recepção de veículos de outras UFs com a nova placa (4 letras e 3 números) trazidos para o Estado. Não se exigirá o retorno ao padrão placa cinza. Para que ocorra a adaptação necessária no sistema DetranNet, os processos de transferência desses veículos ficarão suspensos na próxima segunda-feira, 26.

Nesta etapa, quando os veículos com placa no padrão PIV (Mercosul) AAANANN forem transferidos para SC será emitido um novo CRV/CRLV e no campo PLACA (do documento e do sistema DetranNet) irá constar a placa convertida para o padrão catarinense. A placa que consta no veículo ficará no campo de observações, onde estará a informação “OSTENTA AAANANN”.

A gerente de Licenciamento e Registro de Veículos do Detran, Joane Toigo explica que quando o padrão PIV for adotado em SC, no primeiro serviço que for solicitado, que tenha emissão do CRV ou somente CRLV (licenciamento), será lançada a placa no campo próprio e excluída a informação ‘OSTENTA AAANANN” do campo de observação, emitindo-se um novo CRV/CRLV sem ônus ao proprietário. “Esse é o primeiro passo para a implantação da nova placa no Estado. Estamos finalizando algumas questões técnicas e ainda este ano queremos adotar o novo padrão”, frisou.