VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
Domingo, 23/04/2017

HABILITAÇÃO > Acréscimo de Categoria

 

Chama-se Acréscimo ou Adição de Categoria quando o condutor é habilitado para veículos das categorias B, C, D ou E e pretende habilitar-se para conduzir veículos da categoria A , ou quando é habilitado para a categoria A e pretende habilitar-se para conduzir veículos da categoria B.
Como vai conduzir um veículo diferente daquele para o qual está habilitado, o candidato terá de voltar ao Centro de Formação de Condutores, para um curso prático de 15 horas/aula de direção veicular no veículo para o qual pretende habilitar-se. Isso significa que ele vai ter de utilizar novamente a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) – mas este é um documento a ser providenciado pelo CFC.
Da mesma forma que o candidato à primeira habilitação, o condutor que pretende o acréscimo de categoria pode dar entrada no processo junto à CIRETRAN por conta própria. Ou pode entregar tudo nas mãos do CFC.
Para dar entrada sozinho, o candidato deve comparecer à CIRETRAN com jurisdição sobre o município de seu domicílio ou residência, levando fotocópia (e original) da CNH, da identidade, do CPF e de um comprovante de residência. Vai preencher e cadastrar o formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH), tirar foto e fazer o exame médico. Referete ao Exame Médico, o preenchimento e a emissão da taxa para realização do Exame Médico através do Documento  de  Arrecadação  - guia "DARE", é de competência dos Médicos Credenciados, devendo estes emitirem as mesmas para os usuários, segundo o que consta na Portaria nº 486/DETRAN/ASJUR/2013.
Se iniciar o processo por conta própria ou não, o candidato terá que fazer o curso de direção veicular no CFC. No valor cobrado pelo aprendizado, serão incluídas as taxas para a obtenção da LADV, para a realização do exame prático de direção veicular e para a expedição da nova carteira. Isso levando-se em conta que o exame médico foi pago à parte.
O próprio CFC ficará responsável por agendar o teste prático junto ao Detran. Habilitado na categoria A que somar a categoria B vai ter de esperar um ano se quiser transformar a categoria B em C.

 

 

 

consulta taxas

© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |