VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
Sábado, 21/04/2018

Controle biométrico trará maior transparência na formação de condutores

O Detran/SC está em fase de implementação do sistema de controle de frequência de aulas práticas da categoria B, via aplicativo WEB e aplicativo móvel denominado iBio-Aula Prática categoria B. O controle biométrico, previsto nas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), visa inibir as inúmeras fraudes, que porventura possam ocorrer em processo de CNH, garantir o cumprimento da carga horária do curso,  e contribuir na melhor formação do condutor.
O sistema iniciou em todos os CFCs da Capital, em outubro do ano passado, com mais de 35 mil aulas validadas pela biometria. Na Ciretran de São José foi implementado em 02/04/2018. A previsão é que esteja funcionando em todo o Estado, até novembro de 2018.
Com o referido sistema, a aula prática da categoria B é completamente controlada através do aplicativo instalado em smartphone, permitindo portabilidade e coleta do trajeto da aula através de GPS. A validação é  feita através de reconhecimento facial do aluno e instrutor de transito, conferindo facilidade de uso e segurança no processo em relação a fraudes. Tudo é fiscalizado virtualmente durante todo o processo de aprendizagem. 
Para a corregedora do Detran, Delegada Fedra Luciana Alcântara da Silva, o método utilizado atualmente é obsoleto, em que as aulas práticas ainda se utilizam planilhas de frequência, por controle manual. “Podemos afirmar que 60% das irregularidades apuradas junto aos CFCs são decorrentes a fraude nas planilhas, e com a biometria haverá uma redução significativa. É importante que o cidadão se conscientize de que a correta formação do condutor é parte essencial para um trânsito mais humano e seguro”, concluiu.

biometria foto bio 3

bio

 

© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |