VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
Segunda-feira, 11/12/2017

Comissão de Leilão realiza prensagem de mais de 800 veículos inservíveis

A maior ação contínua de prensagem de veículos judiciais de Santa Catarina, incluindo quatro cidades, iniciou nesta terça-feira, 2, em São José. O programa, desenvolvido pela Comissão Estadual de Leilão do Detran, passará pelos municípios de Tijucas – incluindo veículos de Garopaba, e Canelinha. Ao todo, serão 824 veículos, que estavam abandonados nos pátios das delegacias há décadas, causando prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos. Após a compactação eles terão um destino ecologicamente correto, transformando-se em matéria prima para a indústria metalúrgica.

Os carros são colocados individualmente dentro do compartimento de amassamento, com o auxílio de uma garra. Após alguns segundos se transformam em um pacote de 1,5m por 1,8m, e 700 quilos, aproximadamente. As motos são agrupadas de 3 a 5 unidades. Após esse processo, o material compactado segue para o Rio Grande do Sul onde será reciclado. Todo o procedimento é realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O amassamento desses veículos inservíveis é a última etapa de um processo que dura cerca de três meses, iniciando com os trâmites burocráticos, através dos trabalhos de identificação e seleção dos veículos nos pátios. Feito isso, é elaborada uma relação que é encaminhada ao juiz da comarca, para apreciação. Após liberada pelo magistrado, inicia a parte prática, a descontaminação dos veículos, etapa mais minuciosa e demorada, que consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio e bateria de cada item, individualmente.

No caso desta edição, que envolve quatro municípios, a descontaminação ocorreu de 4 a 29 de abril.

“Enfrentamos algumas dificuldades devido às fortes chuvas, que fez com que os terrenos ficassem alagados e com muita lama, quase intransitáveis. Tivemos o apoio das prefeituras e órgãos governamentais locais que disponibilizaram maquinários e profissionais para nos auxiliar. Encontramos animais; carros e motos com raízes; veículos que se despedaçavam. Recebemos o agradecimento da vizinhança. Ficamos realizados por cumprir com êxito mais essa missão, que beneficia toda a sociedade”, ressaltou o delegado Adalberto Safanelli, coordenador dos ferrosos e integrante da Comissão de Leilão.

SERVIÇO - PRENSAGEM:

Dia 2/5 - São José – 326 veículos – Complexo Administrativo

Dias 3 e 4/5 - Tijucas – 365 veículos (incluindo 25 de Garopaba) – Pátio da Delegacia

Dia 5/5 - Canelinha – 108 veículos – Pátio cedido para a Delegacia

DSC08681   IMG 9686

IMG 9688  IMG 9690

IMG 9713

Janaina Guliato
Comissão Estadual de Leilão

© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |