VTEM Banners
Quarta-feira, 23/08/2017

Tijucas recebe edição de prensagem de veículos

Após passar por Ituporanga, Joinville, Lages e São José, a operação de descontaminação e prensagem de veículos judiciais, realizada pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, chega à Tijucas. Nessa edição, serão compactados 100 veículos inservíveis, - dentre carros e motos, vinculados a processos judiciais. O objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta aos veículos que estão há décadas no pátio da delegacia do município, causando problemas de saúde pública e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos.

A descontaminação iniciou hoje, 12; e a prensagem, está prevista para o fim do mês.

Essa etapa consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural de cada item, individualmente. Feito isso, a ação é concretizada com o amassamento dos veículos, que é realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Inicialmente a equipe dos ferrosos da Comissão de Leilão faz a avaliação, com a identificação e seleção dos veículos, em seguida elaboram um relatório detalhado de cada item, que é encaminhado para apreciação do respectivo juiz, que se manifestou positivamente à liberação dos veículos para prensagem.

Coordenador dos ferrosos e integrante da Comissão de Leilão, o delegado Adalberto Safanelliressalta a importância da conscientização no destino correto dos veículos inservíveis, abandonados há anos nos pátios de todo o estado e que agora serão reutilizados como matéria prima na indústria metalúrgica. Ele diz que apesar das particularidades de cada edição de prensagem, o resultado tem superado as expectativas.

“É uma satisfação realizar esse trabalho, contribuir para a efetiva limpeza do local, a eliminação de focos de mosquito e outros perigos à saúde pública, além de receber o agradecimento da população vizinha e o reconhecimento de todos os nossos parceiros. Estamos em tratativas para executar a ação em outras localidades, promovendo novos contatos com os municípios para avaliarmos a possibilidade de incluí-los no calendário de trabalhos deste ano”, frisou Safanelli.

Após Tijucas, o programa será levado para Garopaba e Caçador, onde serão descontaminados e prensados cerca de 120 veículos.

A execução da ação é possível através da implementação da Lei nº 13.281/16.

Janaina Guliato- Comissão Estadual de Leilão - Detran/SC

janainaguliato@detran.sc.gov.br -  48-3381-2208