VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
Domingo, 23/04/2017

Comissão de Leilão ultrapassa a marca dos mil veículos prensados em SC

A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC, através do programa de ferrosos, que consiste na prensagem de veículos judiciais, encerra o ano contabilizando 1.028 veículos compactos, o que gerou 598 toneladas de material a ser reciclado, totalizando R$ 113,6 mil, em 5 edições, nas cidades de Ituporanga, São José, Joinville e Lages. A segunda edição neste município aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16, com a prensagem de 156 veículos de Campos Novos e Lages, que gerou 51 toneladas, garantindo um montante de R$ 9.700,00.
Um a um os veículos foram içados pela garra da prensa e colocados dentro do compartimento de amassamento. Cerca de 55 segundos depois, saía um pacote de 1,5m por 1,8m, e 700 quilos, aproximadamente. Feito isso, inicia uma nova história para cada item compactado. Eles são levados para o Rio Grande do Sul onde serão derretidos e reaproveitados como matéria prima para a indústria metalúrgica.
Antes da prensagem, cada veículo passa pelo processo de descontaminação, que consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural.
O objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta a carros e motos que estão há décadas nos pátios das delegacias, ou vias públicas, causando problemas de saúde e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos.
Integrante da Comissão de Leilão e coordenador dos ferrosos, o delegado Adalberto Safanellidisse que o projeto iniciou tímido e surpreendeu com a sua evolução, tanto no desempenho dos trabalhos, que ultrapassou a marca de mil veículos prensados; quanto na adesão de novas comarcas, no apoio dos magistrados e nos benefícios conferidos à população.
“Agradecemos a parceria e a credibilidade do Governo do Estado, da Secretaria de Segurança, do Detran, dos magistrados, da nossa equipe e de todos os parceiros que encontramos em cada edição. Estamos em tratativas para executar o projeto em outros municípios de Santa Catarina, aguardando novos contatos para que possamos aumentar a abrangência dessa ação, que beneficia toda a sociedade”, frisou Safanelli.
A execução do projeto é possível através do Plano de Trabalho de Cooperação firmado entre Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Ministério Público do Estado de Santa Catarina, executado pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC.

Janaina Guliato
Comissão Estadual de Leilão - Detran/SC
janainaguliato@detran.sc.gov.br

 

IMG 6912  IMG 6913

 

IMG 6915  IMG 6916

 

 

 

© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |