VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
Segunda-feira, 25/09/2017

Comissão de Leilão prensa veículos da Grande Florianópolis

A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC realizou nesta segunda-feira, 31, em São José, mais uma edição da prensagem de veículos judiciais, considerados inservíveis.

Os 65 veículos amassados, resultaram em 40 toneladas de ferrosos. Feito isso, inicia uma nova história para cada item compactado, eles seguem para o Rio Grande do Sul onde serão derretidos e reaproveitados como matéria prima para a indústria metalúrgica, dando a eles uma destinação ecologicamente correta.

Um a um os veículos foram içados pela garra da prensa e colocados dentro do compartimento de amassamento. Cerca de 55 segundos depois, saía um pacote de 1,5m por 1,8m, e 700 quilos, aproximadamente. O procedimento foi realizado por uma empresa licitada, através de contrato de prestação de serviços firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Antes da prensagem, cada item passa pela descontaminação, que consiste na retirada do combustível, óleo do motor, extintor de incêndio, bateria e cilindro de gás natural. Toda essa parte prática é antecedida pelo trâmite burocrático, que é concluído com a liberação dos veículos pelo juiz da comarca.

Integrante da Comissão de Leilão e coordenador dos ferrosos, o delegado Adalberto Safanelliressalta que a situação nos pátios de todo o estado é preocupante, a maioria dos veículos encontram-se totalmente destruídos, causando problemas de saúde pública e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos.

“Mais uma vez agradecemos ao magistrado de São José, Otávio José Minatto pela credibilidade em nosso trabalho e pela prontidão em nos dar um retorno, que é favorável à toda a sociedade. Com essa medida conseguimos liberar espaço nas delegacias, para que se sejam realocados os veículos que estão em áreas públicas, além de evitarmos a contaminação do solo e a proliferação de doenças. Já estamos em tratativas para executar o projeto em Tubarão e Criciúma”, frisou Safanelli.

O juiz demonstrou satisfação pelo êxito da iniciativa e disse que o estado não pode ser guardião eterno desses veículos inservíveis. “O pedido bem fundamentado facilita a apreciação da matéria pelo magistrado, uma ação louvável que deve ser estendida a todas as comarcas de SC”, concluiu Minatto.

A primeira edição realizada em São José aconteceu em julho, quando foram prensados 99 veículos, dentre carros e motos, gerando um total de 140 toneladas de ferrosos.

 

A execução do projeto é possível através do Plano de Trabalho de Cooperação firmado entre Poder Judiciário, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Ministério Público do Estado de Santa Catarina, executado pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC.

 

 

 

Janaina Guliato-

Comissão Estadual de Leilão - Detran/SC

janainaguliato@detran.sc.gov.br 

descontam prensag1

juiz e dels2 prensag3

© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |